HIP HOP - SUJEITO E(M) MOVIMENTO: ANÁLISE DA IMBRICAÇÃO ENTRE AS MATERIALIDADES LINGUÍSTICA, IMAGÉTICA E MUSICAL EM UM VIDEOCLIPE PUBLICADO NO YOUTUBE.COM

Raphael de Morais Trajano

Resumo


Com este trabalho, objetivo levar a público uma discussão sucinta a respeito de minha tese de doutorado em estudos de Linguagem, um trabalho vinculado do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), desenvolvido na Universidade Federal Fluminense, sob orientação da Profª Drª Bethania Mariani. Filiado ao aparato teórico metodológico da Análise do Discurso (PÊCHEUX (1969); ORLANDI, 1984), analisei o funcionamento das determinações históricas que constituem discursos do e sobre o movimento hip hop, uma expressão sócio-artística e político que se alça como prática discursiva, designando-se como instrumento de elevação de vozes comumente abafadas em meio ao funcionamento de uma organização social necessariamente excludente. Para tal, tomo como material de análise o videoclipe Causa e efeito (2011), um trabalho de autoria do rapper, escritor e ativista MV BILL, publicado no Youtube.com. Outrossim, também considero as apreciações e comentários de sujeitos-internautas sobre o objeto em questão, os quais tomam a palavra, promovem interlocuções e, ao fazê-lo, assumem posições discursivas que classifiquei como de adesão ou discrepância em relação ao hip hop, ao MV Bill ou ao videoclipe Causa e efeito. Pela observação dos efeitos de sentido produzidos na imbricação material significante (LAGAZZI, 2010) entre letra, imagem e música, perpassadas pelo discurso eletrônico enquanto fundamentalmente urbano (DIAS, 2011), observei o modo histórico de constituição, formulação e circulação dos sentidos e de sujeitos que assumem posições discursivas situadas na tensão entre a reprodução de e a resistência a sentidos dominantes, inscrevendo-se em formações discursivas que determinam o que pode e deve ser dito (PÊCHEUX, 2009). Assim, pude observar tanto o que é falado quanto o que é silenciado no modo como o sujeito-rapper significa a si aos seus (nós), aos quais se refere como "combatentes", mas também o modo como significa sujeitos nomeados no discurso em análise como "inimigos", "combatidos" (eles), mantendo como regularidade a reprodução de uma imaginário de antagonismo lógico que toca a significação de sujeitos, lugares e práticas nos domínios da cidade. Com base nas compreensões obtidas a partir das análises, promovi uma discussão a propósito da maneira como a escola e a educação de modo geral são significadas na letra de Causa e efeito, o que conduziu este trabalho a reflexões possíveis no tocante à relação entre a produção de efeitos de sentido nos imaginários do discurso hip hop e os efeitos da ligação entre sujeito, escola e trabalho enquanto evidência ideológica neoliberal. Desse modo, propus uma discussão voltada para a questão relativa ao que uma análise de cunho materialista teria a dizer acerca das possibilidades de deslocamento do professor em face de determinações ideológicas que atravessam as práticas de ensino no ambiente escolar. Por fim, diante da incumbência de analisar diferentes materialidades discursivas em composição, uma no entremeio da outra (LAGAZZI, 2010), busquei ainda oferecer algumas contribuições teóricas e metodológicas que almejam produzir relevantes avanços, principalmente no que concerne à análise do discurso imagético e do que foi conceituado na tese, em alusão à noção de materialidade significante (LAGAZZI, 2010), como materialidade significante da musicalidade.

Palavras-chave: discurso; hip hop; materialidades significantes; escola/educação.


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